Projeções apostam em Selic a 6% ou mais em 2021


Projeções apostam em Selic a 6% ou mais em 2021
Foto: © 2018 Advantus Media, Inc. and QuoteInspector.com

Com o acúmulo da inflação que vem superando as previsões e expectativas das instituições financeiras, o mercado já está revendo suas previsões, estimando que a taxa básica de juros da economia, a Selic, que hoje está em 3,5%, pode ser reajustada ainda este ano para mais de 6%.

Na próxima semana o Banco Central (BC) deve decidir o que acontecerá com a taxa, na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A política monetária do BC é o principal modo de combate à alta dos preços.

Analistas e estimativas econômicas apontam para um aumento da taxa durante o Copom de 0,75%, elevando a Selic a 4,25% ao ano. A taxa poderia ser revisada pela autoridade monetária, mas vetores inflacionários externos e internos são os fatores que influenciam neste aumento, mesmo com a recente melhora do câmbio.

Segundo o Boletim Focus do Banco Central, que reúne as previsões das principais instituições financeiras, mostra que a tendência é que a Selic termine o ano em 5,75%. A XP Investimentos, o Banco Safra, a JP Morgan e outras projetam uma taxa de juros de 6,5% ao final de 2021.

About 1

Check Also

Projeto do BC que leva educação financeira para o ensino fundamental vai contemplar 22 milhões de estudantes

Foto de Julia M Cameron no Pexels A partir do segundo semestre deste ano, entra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *